Nuno Moreira
Criar Projeto de Casa

Estou a comprar uma casa antiga que era dos meus avós, queria saber que tipo de obras se pode fazer.

Criar Projeto de Casa

Estou a comprar uma casa antiga que era dos meus avós, queria saber que tipo de obras se pode fazer.

Tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

João Carrajola Oliveira
João Carrajola Oliveira
Particular - há 5 anos

Boa Tarde Srº Nuno Moreira.,

A sua pergunta é concreta mas assenta num carácter vago em termos técnicos.

Quando se trata de uma casa antiga é necessário saber se ela trata-se de Património Municipal pois caso seja é necessário saber as condicionantes e para tal convém consultar a Câmara Municipal em causa.Por vezes surgem surpresas.

Obras são sempre possíveis dependendo do que se encontra previsto pelas condicionantes do PDM-Plano Director Municipal e que este assenta emvárias vertentes : Condicionantes de Àreas , Cérceas , Afastamentos Legais..etc..etc..

Depois sugem pequenos pormenores que dependem do Estado de Conservação do Imóvel e onde estes factores possam ou não interferir com as suas Ideias de Projecto e Futura Obra.

Aqui são as suas Ideias que vão determinar alguns pormenores em função do Estado do Imóvel e até que ponto possam ou não ser possíveis.

Futuramente tudo passará por um Projecto de Licenciamento Municipal de Arquitectura , Engenharia e Instalações Especiais.

Resumindo é isto.

Espero ter sido Útil.,

Arqtº João C. Oliveira.

Mário Pinto Ferreira
Casa De ébano (Vila Nova de Gaia, Porto) Casa De ébano - há 5 anos

Bom dia

Sem ir ao local ver a casa e o seu estado, e analisar o tipo de restauro que pretende, torna-se difícil responder de forma objetiva.

Porém, casa seja necessário fazer um aumento, ou outras obras que interfiram na estrutura, é preciso um projeto a meter na Câmara.

Se for só para fazer uma reabilitação para personalizar a casa mais ao seu gosto, então bastará elaborar um orçamento para sua apreciação.

Estou ao dispor para reunir consigo no local.

Cumprimentos

Mário Pinto Ferreira

Responder
MO-architect
Mo - Architect (Lousada, Porto) Mo - Architect - há 5 anos

Bom dia.

Dependendo do estado de conservação da casa, poderá efetuar obras de beneficiação sem ter a necessidade de licença, ou seja, substituir telhados, caixilharias, pinturas, obras no interior, etc. Se for necessário obras que exijam mexer em elementos estruturais ou modificações das fachadas, aí terá que fazer um processo de licenciamento.

Disponha,

Cumprimentos

Responder
Ricardo  Lopes
Rlprojetos (Penafiel, Porto) Rlprojetos - há 5 anos

Bom Dia Nuno,

Sem conhecer o terreno, e legalmente o Nuno poderá restaurar a casa dos seus avós, e se o terreno não se encontrar em zona de construção, poderá ampliar 50% do total de construção, isto apenas se aplica se a casa dos seus avós tiver pelo menos 60 anos de existência.

De qualquer forma cada caso é um caso e tudo dependerá de uma análise concreta do terreno e da casa existente.

Espero ter ajudado,

Cumprimentos

Ricardo Lopes

Responder
Deixe a sua resposta

Para escrever uma resposta deve estar registado. Não é permitido incluir dados de contacto, tais como telefone, e-mails ou links para páginas web externas ao habitissimo, este conteúdo será revisto e eliminado.

Peça orçamentos de arquitetos na sua zona

Escolha um tipo de trabalho

Registe-se
É um profissional?

Entre imediatamente em contacto com pessoas que estão à procura na sua zona de profissionais especializados na área da construção, reformas, mudanças, arquitetura, etc.