Isolamento de parede de quarto por ter muita humidade

Qual a melhor forma de isolar a parede de um quarto que por ser virada a norte, para uma zona de mar, se torna muito humida. A condensação é tanta que chegam a aparecer goticulas de água pela manhã. O cheiro a mofo dentro dos armários e roupeiro é outro fator a eliminar

Isolamento de parede de quarto por ter muita humidade

Qual a melhor forma de isolar a parede de um quarto que por ser virada a norte, para uma zona de mar, se torna muito humida. A condensação é tanta que chegam a aparecer goticulas de água pela manhã. O cheiro a mofo dentro dos armários e roupeiro é outro fator a eliminar

Tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 3
Helder Machado
Newdoor (Lisboa, Lisboa) Newdoor - há 6 anos

É muito simples! Basta fazer um sistema de isolamento térmico pelo interior com poliestireno extrudido 40mm e um barramento com argamassa apropriada reforçada com rede de fibra de vidro e acabamento liso ou texturado conforme o caso!

Responder
Adli
Particular - há 8 meses

clara e simples a valiosa explicação que dá. Obrigada.

Se a mão-de-obra souber o que está a fazer, resolve o problema.

Marci
Particular - há 7 meses

Incorreto! Se não resolver o problema por fora e isolar não acabará com o problema ! , tudo o que colocará pelo interior vai afetar com o passar dos dias

Ricardo Tavares
Gestão De Obras (Cascais, Lisboa) Gestão De Obras - há 6 anos

Boa tarde Orlanda,

Corrija-me se incorreto mas as condensações de que fala estão na união parede/teto certo? Podem, caso acumulem, tornar-se de cor cinzenta e/ou mesmo preta mas numa fase inicial podem ser lavadas pelo interior certo? Se assim for trata-se de uma ponte térmica que pode ser resolvida, preferencialmente pelo exterior. Quanto á acumulação de humidades no interior do armário pode ser resolvida com uma melhor ventilação do espaço interior e envolvente.

Responder
Raul Henrique
Dr. Pladur (Barreiro, Setúbal) Dr. Pladur - há 4 anos

Se possível um isolamento externo comece por ai, mas normalmente e um trabalho no interior. A partida uma parede de Pladur com isolamento em xps devido a alta humildade referida, se já possui janela com vidro duplo e estores mais recentes também ajuda muiiiito pois diminuirá bastante a diferença de temperatura ajudando a reduzir a condencasao e consequentemente mofo e etc, . sobre cheiro e mofo referido se for em toda a casa o caso e uma pouco mais serio sobre a humildade e não somente a parede referida, mas tetos e paredes ou forros de parede em Pladur são ótimos para controle de humildade e preferencialmente não pintar com tinta acetinada pois a mesma fecha a porosidade de paredes e tetos reduzindo o controle de humildade. Cumprimentos Raul Henrique Dr. Pladur

Responder
Vasco Correia
Conbild (Faro, Faro) Conbild - há 6 anos

Dependendo da disponibilidade, haverá várias soluções. Sem conhecer o local, apenas se poderá especular, mas, será de prever a necessidade de executar o isolamento térmico pelo exterior da parede (se possível), assim como ventilar a divisão para reduzir a teor de humidade relativa, sendo aconselhado a instalação de 2 grelhas de ventilação higróscópicas, auto reguláveis (uns € 15/cada).

Responder
David Ferreira
David Ferreira Remodelações (Odivelas, Lisboa) David Ferreira Remodelações - há 6 anos

O isolamento de uma parede nessas condições deriva de vários fatores, tais como qual a base em que a parede se insere? É parede dupla? O simples isolante, por si só em muitos dos casos não resulta. A humidade pode ter outra origem, mas algo que poderá ajudar a anular será colocar um respirador na parede de maneira à humidade ter por onde sair sem ser pela parede interior da casa.

Responder
Deixe a sua resposta

Para escrever uma resposta deve estar registado. Não é permitido incluir dados de contacto, tais como telefone, e-mails ou links para páginas web externas ao habitissimo, este conteúdo será revisto e eliminado.

Peça orçamentos de construção de casa na sua zona

Escolha um tipo de trabalho

Registe-se
É um profissional?

Entre imediatamente em contacto com pessoas que estão à procura na sua zona de profissionais especializados na área da construção, reformas, mudanças, arquitetura, etc.