Ginha Van Doorn
Outros Trabalhos Arquitetos

Vou comprar uma casa de 100m2, e ligar aos ramais de luz, agua e esgoros (não tem gás)

Os vendedores encarregam-se da montagem etc, mas como faço um projecto de arquitectura e especialidades numa casa que não envolveu à partida um arquitecto?

Outros Trabalhos Arquitetos

Vou comprar uma casa de 100m2, e ligar aos ramais de luz, agua e esgoros (não tem gás)

Os vendedores encarregam-se da montagem etc, mas como faço um projecto de arquitectura e especialidades numa casa que não envolveu à partida um arquitecto?

Tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Pedro Viana
Metamorfosediaria (Sintra, Lisboa) Metamorfosediaria - há 3 anos

Olá Ginha, além de remodelações também agilizamos processos de venda e compra de imóveis.

Era importante perceber exactamente o processo da venda, isto é, se a casa for datada antes do período em que passou a ser obrigatória a licença de habitação, tudo fica tranquilo, pode comprar e remodelar sem projecto desde que não altere nada da fachada. Se a remodelação for só interior não existe necessidade de avançar com projectos.

Na altura de mexer no telhado é necessário alertar a câmara para a altura em que o pretende fazer, provavelmente vai ser necessário emissão de uma licença.

Qualquer questão adicional basta nos pedir um contato através do botão "Pedir Orçamento".

Muito obrigada

Equipa

MetamorfoseDiaria

Responder
Carla Macedo
Carla Macedo Arquiteta (Odivelas, Lisboa) Carla Macedo Arquiteta - há 3 anos

Pode comprar a casa e fazer a escritura sem licença de habitação caso não necessite de fazer um empréstimo ao banco. Se necessitar de empréstimo do banco, este só empresta mediante a licença de habitação.

Contudo ao comprar a casa sem licença de habitação pode ser multado pela câmara municipal por não ter esta dita licença.

Contudo, o que me parece é que está a falar de uma casa de construção clandestina, por não ter projetos, e por isso terá que proceder à sua legalização junto da câmara municipal. Isto para não ter problemas futuros.

Para isso terá que recorrer a serviços de arquitetura para a instrução e submissão do projeto à camara para a legalização da casa.

Espero ter sio útil

Cumprimentos

Responder
Cristina Fonseca
C & F Arquitectos (Cascais, Lisboa) C & F Arquitectos - há 4 anos

Se vai comprar uma casa sem licença de utilização, deve consultar a Câmara Municipal a que pertence para saber se a pode legalizar e obter a licença. Se a resposta for positiva terá que consultar um gabinete de arquitetura que se encarregará de lhe fazer o projeto de acordo com as leis e posturas em vigor (alterações), assim como todos os projetos de especialidades necessários para a sua legalização.

Responder
Eng Cavaleiro Madeira
Eng Cavaleiro Madeira
Particular - há 4 anos

Vai comprar uma "casa" que não tem projecto aprovado e, portanto, nem licença de habitação?!?

ANTES de o fazer, consulte um advogado (custará uns 70-80 euros)!

Se, depois do Advogado, tiver dúvidas, consulte um gabinete de Arquitectura (provavelmente, será de borla), e a Câmara Municipal.

Deixe a sua resposta

Para escrever uma resposta deve estar registado. Não é permitido incluir dados de contacto, tais como telefone, e-mails ou links para páginas web externas ao habitissimo, este conteúdo será revisto e eliminado.

Peça orçamentos de arquitetos na sua zona

Escolha um tipo de trabalho

Registe-se
É um profissional?

Entre imediatamente em contacto com pessoas que estão à procura na sua zona de profissionais especializados na área da construção, reformas, mudanças, arquitetura, etc.